terça-feira, 29 de junho de 2010

Linguagem Digital x Linguagem Culta

Hoje, ao fazer uma correção ortográfica e gramatical de um texto produzido por um aluno na internet, o qual estava com problemas de pontuação, uso da linguagem abreviada utilizada na internet e representações escrita de emoções, este me disse que aquele era o seu "estilo de escrever". Confesso que a sua justificativa me deixou com uma pulga atrás da orelha, porque afinal de contas, estávamos nos deparando com um texto escrito "no" e "para" um ambiente digital, cujo a linguagem tem se desenvolvido de forma peculiar no mundo atual.

No último encontro de formação do Programa "Ler e Escrever", a formadora do grupo, na sua citação dos vários gêneros e esferas literárias que permeiam a sociedade e suas particularidades, chegou a comentar sobre a forma de se escrever antigamente nos saudosos telegramas - digo saudosos pelo seu pouco uso, mas é bom lembrar que ainda é um meio de comunicação disponível -, um meio de comunicação que faz uso da linguagem abreviada, mas segue um código mais formal e mais atento às regras ortográficas cultas da nosso língua. Percebe-se que já nos telegramas, ainda que de forma diferente da internet, já se tinha o uso de recursos similares, no entanto, na internet, a escrita está contaminada pelos ares de sua época, seguindo padrões da oralidade. As principais características são:
  • Para possibilitar um aumento da velocidade na digitação, se escrevem oxítonas com acento agudo sem o acento e com um "h" no final. Por exemplo: "cafeh"

  • Acordos subentendidos para uso de algumas palavras. Por exemplo: "vc" (você), "tc" (teclar);

  • Compensar a ausência física através de uma representação de emoção. Por exemplo: "rss" (risos), ":(" (triste), "eheh" (grito de alegria);

Apesar de como profissional reconhecer a linguagem digital como uma forma de expressão importante, já que existem pesquisas da UFJF que mostram que a internet está levando o adolescente a ler e a escrever mais, propiciando redescoberta na comunicação e novos formatos para a leitura, além de uma aproximação da literatura, considero como passo inicial na utilização de determinada linguagem, o contexto e o suporte em que se está disponibilizando. Assim, se estou escrevendo algo para/no ambiente escolar, preciso considerar que neste momento, mesmo sendo através de uma "digitação com posterior publicação em uma mídia" é necessário o uso correto da norma culta da língua portuguesa, pois o próprio ambiente escolar nos estimula a isso. Já a linguagem digital, com todas as suas abreviações e demais características, podem ser utilizadas sim, mas no momento certo, onde o contexto de sua utilização seja o apropriado para tal.

Acabei encontrando um livro da Editora Autentica, que trata sobre este assunto. O livro chama-se "Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola" e foi escrito por Maria Teresa e Sérgio Roberto, pesquisadores da UFJF. Estou pensando até mesmo em comprá-lo. Se alguém já o leu, eu gostaria que fosse postado um comentário neste post. Até amanhã queridos seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário